O passado e o futuro da "Frente Ampla" no Uruguai

O líder da Frente Ampla, Fernando Pereira, acredita que o melhor programa eleitoral serão medidas práticas de combate à reforma da Previdência. Em Março, protestos em massa contra a adoção da reforma da Previdência ocorreram no Uruguai. A essência da reforma proposta é elevar a idade de aposentadoria para ambos os sexos de 60 para 65 anos (para algumas profissões até 63 anos). A transição será (se for) gradual. Mas isso também não convinha aos sindicatos. Por iniciativa da Central Sindical PIT-CNT, foi realizada uma greve geral de 24 horas, à qual se juntou a maioria dos sindicatos.

No momento, o Parlamento recuou e revisou alguns pontos. Mas a revisão é muito cosmética (por exemplo, condições previdenciárias para... viúvas foram aliviadas).

O Presidente do Uruguai, José "Pepe" Mujica, assinou recentemente documentos sobre a venda da residência presidencial na cidade turística de Punta del Este. Uma luxuosa mansão ocupando um quarteirão inteiro foi vendida ao Banco da República Oriental do Uruguai por US $ 2,7 milhões. A arrecadação destina-se a ativar a construção de moradias.

A direção do banco já anunciou que será inaugurado no prédio um centro cultural e educacional com biblioteca, salas para exposições e conferências. 

É improvável que seja possível parar este projeto. Mas o próprio fato de o Uruguai protestar é significativo e notável por si só.

Fernando Pereira considera o aniversário da" Frente Ampla "como" o início da mudança."O descontentamento público com a reforma da Previdência e a atividade da frente pode criar bons pré-requisitos para uma vingança esquerdista no Uruguai no próximo ano.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s