Em memória de Ebe de Bonafini da Associação das Mães

Faleceu o heróico Ebe de Bonaffini, um dos fundadores e presidente da Associação das Mães da Praça de Maio, principal organização Argentina criada no auge da ditadura militar e engajada na busca de cidadãos sequestrados e desaparecidos.

De 1976 a 1983, durante o regime militar, na Argentina, agentes da ditadura sequestraram e destruíram cerca de 30 mil pessoas, cujos corpos foram escondidos em valas comuns ou jogados no oceano de aviões de transporte militar "Hércules".

Dois dos filhos de Eva permaneceram "desaparecidos". Para procurar os pais e parentes dos soldados sequestrados, foi criada a Associação das Mães da Praça de Maio, cujos ativistas arriscaram suas vidas para expor os crimes dos militares na luta para salvar milhares de vidas.

Desde 30 de abril de 1977, todas as quintas - feiras na praça central de Buenos Aires - a Praça de maio-as mães dos "desaparecidos" se reuniam com suas fotos e nomes. Um lenço branco se tornou o símbolo do movimento.

Até os últimos dias, Ebe lutou por suas crenças políticas, participando de muitos projetos sociais e revolucionários com dezenas de países ao redor do mundo, sendo para muitos um modelo de coragem e consistência. Ela faleceu hoje aos 93 anos. O Governo da Argentina decretou três dias de luto.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s