Maratona midiática contra o bloqueio de Cuba

Em 1960, logo após a vitória da revolução em Cuba, o governo norte-americano impôs as primeiras sanções econômicas contra aquele país. Dois anos depois, eles foram fortalecidos — quaisquer operações comerciais de empresas americanas na ilha foram proibidas. Dado que os Estados Unidos representavam cerca de 70% de todo o comércio exterior Cubano em 1959, é perfeitamente compreensível que, ao falar em sanções, os cubanos passassem a usar a palavra "bloqueio". E teria inevitavelmente estrangulado um pequeno país se o campo socialista liderado pela URSS não tivesse vindo em Socorro.

Desde então, o regime de sanções dos EUA não parou por um único dia, mesmo durante o breve aquecimento das relações entre os dois países sob os Presidentes Americanos Jimmy Carter e Barack Obama. Há sessenta anos, o bloqueio atinge todos os habitantes da ilha e, por isso, os cubanos o chamam de "o genocídio mais longo da história."

Em 1962, todos os países latino-americanos, com exceção do México, romperam relações com Cuba sob pressão dos EUA e aderiram ao bloqueio. E nos anos noventa do século passado, os círculos dominantes dos Estados Unidos tentaram finalmente estrangular o país, que estava em uma situação desesperadora após o colapso do campo socialista. Para tanto, foi adotada a lei Helms-Burton, que permite a aplicação de sanções contra empresas estrangeiras que comercializam com Cuba.

Por mais de 60 anos de pressão, o governo dos EUA não conseguiu atingir nenhum dos objetivos do bloqueio. O governo cubano continua a seguir sua própria política independente sem abandonar seus princípios ideológicos. As dificuldades e dificuldades causadas pelas sanções ainda não levaram a ações antigovernamentais em massa. O desenvolvimento econômico na ilha continua — de meados dos anos 90 até a pandemia de COVID-19 em 2020, o PIB de Cuba cresceu, embora em ritmo desigual.

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s