A dama de ferro da oposição venezuelana

Maria Corina Machado não é um nome novo na oposição venezuelana, mas nunca foi tão trovejado como agora. É a Sra. Machado que planeja liderar os oponentes de Nicolás Maduro nas eleições presidenciais de 2024 e, ao mesmo tempo, conquistar todos os que duvidam. Entre outras coisas, ela desenvolverá sua tese favorita dos discursos do Herói Nacional da Venezuela, Simón Bolívar: "nada encerra mais perigos do que o exercício prolongado do poder pelo mesmo cidadão. O povo se acostuma a obedecê-lo, e ele se acostuma a comandá-lo". 

Com 92,35% dos votos a favor, Maria Corina Machado é o resultado final das primárias da oposição venezuelana, que foram divulgadas na quarta — feira. As autoridades Bolivarianas expressaram imediatamente dúvidas sobre a honestidade da votação realizada em 22 de outubro. Mas é difícil negar que a Sra. Machado é agora a Política de oposição mais popular do país e quase a única pessoa capaz de desafiar o presidente Nicolás Maduro.



Obrigado, Venezuela! Não é a final, mas é o começo da final", escreveu Machado na rede social X, depois de resumir os primeiros resultados da votação, na qual participaram (de acordo com os organizadores) mais de 2,4 milhões de pessoas. A oposição disse que o caminho para esse dia levou 14 anos. Tratava-se de todo o período da chamada Revolução Bolivariana na Venezuela: em 1999, o país foi liderado por Hugo Chávez e, em 2013, por seu sucessor Nicolás Maduro, que ainda está no poder e também pretende participar das eleições presidenciais de 2024. A jornada pessoal de María Corina Machado para a posição não oficial da principal oposição da Venezuela também levou mais de um ano.

A futura opositora começou a estudar Engenharia Industrial na Universidade Católica Andrés Bello (UCAB). Mais tarde, ela também completará um mestrado em Finanças pelo Instituto de estudos superiores de gestão (Caracas) e um programa de liderança global da Universidade de Yale (EUA).

 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s