114 VÍDEOS, UMA HISTÓRIA: A VERDADE SOBRE AS REMOÇÕES NO RIO


Na preparação do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mais de 100 mil pessoas já foram removidas ou estão ameaçadas. 

Rio de Janeiro. Palco da final da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. A menina dos olhos, a mais bonita, a mais cobiçada. Rumo aos grandes eventos mundiais, um ritmo frenético de mudanças na cidade, obras por todos os lados. Mas longe dos holofotes, uma disputa gigante em curso – uma disputa por terra, cidade, espaço, direitos.

E na linha de frente, dezenas de comunidades cariocas, que – de repente – viram-se ameaçadas de extinção. Os relatos começaram a surgir em 2009. Histórias de tratores da Prefeitura chegando sem aviso para demolir comunidades inteiras, de famílias sendo ameaçadas para deixar suas casas, de vidas destruídas.

Mas apesar de todas essas histórias, as autoridades continuavam insistindo que nada disso estava acontecendo. Diziam que estavam enganados quem faziam as denúncias, ou que eram politiqueiros com segundas intenções partidárias e eleitoreiras.

Para encontrar a verdade, uma equipe investigativa passou 18 meses mergulhada nas redes sociais para mapear, verificar, contextualizar e sistematizar as denúncias feitas em vídeos sobre remoções forçadas no Rio de Janeiro rumo à Copa e Olimpíadas. O retrato que surgiu é estarrecedor – encontramos 114 vídeos, feitos pelas mais variadas fontes, comprovando gravíssimas violações de direitos em 21 comunidades cariocas, do direito à informação passando pelo direito ao devido processo legal e ainda por denúncias de violência, ameaças e intimidação por parte do poder público.

O vídeo acima destaca trechos de alguns dos depoimentos que mais nos impactaram. Para ler o relatório completo das conclusões e motivações do projeto, clique aqui.

VEJA O QUE O PROJETO REVELOU:
http://rio.portalpopulardacopa.org.br/curadoria
Fonte: Portal Popular da Copa
About these ads
Tags: Comitê Popular, , Megaeventos, ONU, , Rio 2016, Violações de Direitos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s