MST OCUPA USINA USADA PELA DITADURA PARA INCINERAR MILITANTES


Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (02), cerca de 100 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/RJ) ocuparam as terras declaradas improdutivas do Complexo Industrial Cambaíba, no município de Campos do Goytacazes, a 284 km da cidade do Rio de Janeiro.

Os 2 mil e 800 hectares foram declarados pelo INCRA como aptos a serem destinados à Reforma Agrária. As terras do antigo Complexo, que está desativado, foram declaradas como improdutivas em 1998. Desde 2008, tramita na Justiça do Rio de Janeiro o pedido de desapropriação das terras, porém o processo está retido devido os constantes recursos dos donos do Complexo, que tentam provar que o território é um latifúndio produtivo.

Em entrevista à TV Memória Latina, Marina dos Santos, da direção estadual do MST, disse que a ocupação é uma forma de pressionar para que a determinação seja cumprida e as terras desapropriadas.

“Essas terras já foram declaradas como aptas para serem aplicadas as políticas de reforma agrária. A ocupação é uma forma de pressionar o Incra, para que a determinação seja cumprida”, declarou. Ainda segundo a liderança, a ocupação tem um valor simbólico.

“Decidimos fazer também a ocupação neste dia 02 de novembro, pois em um desses fornos da indústria era utilizado por agentes do Estado em plena ditadura militar para incinerar militantes. Desta forma, essa ocupação é uma homenagem aos milhares de lutadores que foram mortos por defender esse país, e os vários que desapareceram durante a ditadura”, finalizou.

Anúncios

2 Respostas para “MST OCUPA USINA USADA PELA DITADURA PARA INCINERAR MILITANTES

  1. Pingback: MST ocupa latifúndio improdutivo « Mirante·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s