MARCHA ESTUDANTIL NO CHILE TERMINA COM REPRESSÃO


Cerca de 60 mil pessoas, entre estudantes e militantes de organizações sociais, foram às ruas exigir a reforma na Educação chilena. O protesto pacífico foi fortemente reprimido pela polícia. 

Milhares de estudantes marcharam na quinta-feira (11) pelo centro de Santiago, capital do Chile, para pressionar pelo fortalecimento da educação pública. Novamente a manifestação dos jovens junto com outras organizações sociais, acabou com forte repressão.

A manifestação reuniu cerca de 60 mil pessoas e percorreu as principais ruas da capital, acabou em confusão.

De acordo com a informação veiculada pelos meios de comunicação nacionais e internacionais, os enfrentamentos se estenderam por várias horas e provocaram danos por todo o centro de Santiago. A polícia não divulgou inicialmente o número de manifestantes detidos.

Os estudantes chilenos reivindicam desde o ano passado pela total reforma no sistema de educação do país, que se mantém com heranças da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), quem reduziu drasticamente o suporte público e fomentou a inclusão da privatização do ensino.

MARCHA ESTUDIANTIL EN CHILE TERMINA CON REPRESIÓN

Miles de estudiantes marcharon este jueves por el centro de Santiago para presionar por el fortalecimiento de la educación pública. Nuevamente la manifestación de los jóvenes acompañados de organizaciones sociales culminó con una fuerte represión.

La manifestación, reunió a unas 60.000 personas, recorrió las céntricas calles de la capital y finalizó con disturbios.

De acuerdo con la información reseñada por los medios de comunicación nacionales e internacionales, los enfrentamientos se extendieron por varias horas y provocaron daños en todo el centro de Santiago. La Policía no entregó inicialmente una cifra de detenidos.

Los estudiantes de Chile reclaman desde el año pasado una profunda reforma al sistema educativo, que se mantiene como herencia de la dictadura de Augusto Pinochet (1973-1990), quien redujo drásticamente el aporte público y fomentó la inclusión de privados.

Fonte: Alba TV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s