CARLOS NELSON COUTINHO PRESENTE!


A esquerda brasileira amanheceu em luto. Nessa quarta-feira, dia 20 de setembro de 2012, perdemos Carlos Nelson Coutinho. Nascido em 28 de julho de 1943, Baiano de Itabuna, Carlito, como era conhecido entre os amigos, deixa saudade, mas também o legado revolucionário de suas obras. O dia foi de homenagem ao filosofo e cientista político , reunindo familiares, amigos , alunos e representantes de diversas instituições e movimentos sociais, durante o velório, no campus da UFRJ da Praia Vermelha, na zona sul do Rio de Janeiro. O caixão foi coberto pela bandeira Comunista, junto com as bandeiras do MST ,do Fluminense (time de coração de Carlos Nelson). A emoção e a ternura marcaram os discursos e ao fim foi entoada a “Internacional Socialista”, seguida por uma longa salva de palmas.

Militante político desde os anos 60, Carlos Nelson foi integrante do PCB , fundador do PT e do PSOL e era professor da Escola de Serviço Social da UFRJ. Um dos maiores teóricos do marxismo no Brasil e no mundo, alem de editor e tradutor, sua obra cobre um largo espectro indo desde a reflexão sobre cultura e estética até a teoria política. Além de desempenhar papel pioneiro na difusão do pensamento de Gyorg Lukacs no Brasil, foi um dos principais sistematizadores e comentadores da obra de Antonio Gramsci tendo coordenado, através da Editora da UFRJ, a primeira edição completa dos Cadernos do Cárcere no Brasil.

Calcado na obra de Gramsci, Carlos Nelson desenvolveu analises impares da realidade brasileira e latino americana, buscando entender a especificidade dessas formações sociais e de sua estrutura política. Se destaca na sua obra a analise de modelos de ação política e formas de organização social, teorizando de maneira inovadora o vinculo entre socialismo e democracia.

Alem da esposa Andréia e da filha Natalia, Carlos Nelson deixa um grande número de amigos, alunos, leitores e admiradores. Figura humana impar, todos os que tiveram o privilégio de sua convivência são unânimes em citá-lo como exemplo de inteligência, serenidade, generosidade e firmeza de princípios. Certamente seu legado terá papel decisivo na luta por uma sociedade socialista e na edificação de uma humanidade mais humana.

Carlos Nelson Coutinho
Presente!

Tags: BRASIL, Carlos Nelson Coutinho, Ciências Sociais, contra-hegemonia, esquerda, Gramsci, hegemonia, Homenagem, marxismo, socialismo, teórico, , UFRJ

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s