DISTOPIA::021

Documentário Distopia 021 mostra o atual processo de mercantilização da cidade e da vida no Rio de Janeiro e a resistência das comunidades frente aos impactos das mega obras. 

Lançado durante a abertura do Festival Globale Rio 2012, o documentário Distopia ::021 surgiu da interação do coletivo carioca Rio40Caos e do Antena Mutante, da Colômbia. Em um pouco mais de 27 minutos, o filme independente aborda os impactos sociais e econômicos que os investimentos para a realização dos megaeventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que tragarão a cidade do Rio de Janeiro nos próximos anos.

Em contrapartida dos mais de R$ 8 bi que serão investidos na cidade, nem um montante será efetivamente revertido para a transformação social e para beneficiar, principalmente, os moradores de comunidades que passaram as últimas décadas, esquecidos pelo Estado. Os antes excluídos, agora sofrem com a política covarde de ‘embelezamento’ promovida pela Prefeitura, que agora promove a remoção forçada das comunidades para atender a especulação imobiliária.

Leia a entrevista com Victor Ribeiro, diretor de Distopia:: 021, para a Agência Pública.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s