“NO CORAÇÃO DO LATIFÚNDIO, UMA ESTACA QUEBRADA”

Reportagem especial do Coletivo Catarse para a Agência Pública, mostra a situação de abandono de  muitos assentamentos da cidade de São Gabriel/ RS. 

Por Coletivo Catarse

É com os olhos e a alma cheia de terra que anunciamos a publicação, na segunda-feira (06), a partir do meio-dia, da reportagem que passamos quatro meses apurando para a Agência Pública de Jornalismo Investigativo, após ser contemplados, em abril, no edital da Pública para a realização de grandes reportagens.

A pauta da terra
Desde 2006 registramos as lutas por democratização no acesso à terra e os conflitos nos campos do Rio Grande do Sul. Por conta disso, muitos assentados da reforma agrária nos conhecem pessoalmente (alguns desde o tempo em que estavam acampados) ou já assistiram os vídeos que realizamos cobrindo o universo em que vivem. Há alguns meses recebemos a ligação aflita de um deles, narrando a situação precária e, muitas vezes desesperadora em que se encontram nos assentamentos da cidade de São Gabriel, conhecida até alguns anos atrás por ser o “coração do latifúndio” no Estado.
Nossa reportagem esteve lá, para saber o que acontece na região que foi pauta nacional e palco para disputas e enfrentamentos entre ricos e pobres, latifundiários e sem terra, agronegócio e agricultura familiar. Todo assentado sempre diz que, apesar do sofrimento sob os barracos de lona, da tensão nas marchas e ocupações de terra, da violência da polícia e da criminalização da mídia, a luta é ainda maior depois de se chegar ao próprio lote. As dificuldades em estabelecer a infraestrutura básica (estradas, escolas, casas, água, energia elétrica e recursos para produzir alimentos) é regra nos processos de consolidação de todos os assentamentos do Estado. Conhecendo a realidade de São Gabriel se descobre por quê.
Tags: Agência Pública, Coletivo Catarse, DEMOCRATIZAÇÃO, Governo Federal, MST, REFORMA AGRÁRIA, São Gabriel, Terras,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s